Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Controlar Porções


Lembram-se de ter falado em porções aqui?

Pois bem, hoje vou explicar-vos como podem ter noção das quantidades que comem. O segredo para manter o peso é essencialmente termos consciência do que comemos. 

by Orbon Alija
Lanço um desafio: durante uns dias contem as porções que comem! Talvez fiquem surpreendidas com os números. Falo-vos de porções de hidratos de carbono (HC), a maior fonte de energia que ingerimos embora devesse ser apenas 55% do total de calorias diárias. Uma porção de HC é equivalente a 12g de HC.

Aqui fica uma tabela para guiar a vossa contagem. Atenção que os valores são aproximados, apenas para facilitar as contas. Também podem consultar os rótulos das embalagens e fazer as contas.



A quantas porções diárias chegaram?

As necessidades energéticas variam de pessoa para pessoa, depende de inúmeros factores tais como: idade, peso, altura, sexo e actividade física.

Eu peso cerca de 52Kg, faço muito pouco exercício e costumo ingerir 12 Porções por dia, excepto fim de semana que a gula é o meu maior pecado!!

Não vou dizer quantas porções devem comer pois depende muito! Experimentem aceitar o desafio de conta-las por uns dias.

O resultado é 20? Sente-se com peso a mais? Então experimente começar a reduzir para 15. Agora que já sabe contar e tem uma noção maior daquilo que ingere, vá ajustando consoante as suas necessidades.

Se tiver questões ou dúvidas pode sempre comentar ou enviar um email, terei todo o gosto em ajudar!

1 comentário:

  1. Olá Ana, gosto muito do seu blog. Diversificado e com qualidade. Sou fã.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...